II.VI Estudos de Casos

No âmbito desta sublinha de pesquisa, serão realizados três estudos de casos:
a) Violência urbana: a compreensão de segmentos das camadas médias no Rio de Janeiro
Esta pesquisa visa descrever e analisar relatos que expressam operações discursivas e práticas de ajustamento de atores competentes à situação atual da vida na cidade do Rio de Janeiro, coletivamente compreendida como de violência urbana. Embora responsável pela coordenação das ações e constituindo, portanto, produto de um regime de ação (BOLTANSKI, 2000; BOLTANSKI & THÉVENOT, 1991), a variedade de apropriações possíveis desta referência comum nos relatos dos atores é, em princípio, indefinida.

b) Modos de vida, constituição de territórios e segregação socioespacial em Belo Horizonte
Este estudo de caso pretende dar continuidade a estudos em bairros ou certas porções do território metropolitano, enfocando as formas de viver e as práticas sociais cotidianas e relacionando-as com a segregação socioespacial e as influências do contexto metropolitano na conformação de um modo de vida peculiar (SIMMEL, 1987 e WIRTH, 1987).
Responsáveis: Luciana Teixeira de Andrade e Cristina Filgueiras – PPGCS da PUC Minas.
Equipe: Alessandra Sampaio Chacham (PUC Minas), Juliana Gonzaga Jayme (PUC Minas), Magda de Almeida Neves (PUC Minas) e Malco B. Camargos (PUC Minas).

O laboratório da Coordenação Nacional da Rede INCT Observatório das Metrópoles está temporariamente fechado, por conta do incêndio ocorrido, no começo de outubro, no Prédio da Reitoria da UFRJ.

Pedimos que os contatos sejam realizados pelos seguintes e-mails:

Elizabeth Alves
beth@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos administrativos

Karol de Souza
karol@observatoriodasmetropoles.net

Assessoria de Comunicação

Breno Procópio
comunicacao@observatoriodasmetropoles.net

Assuntos Acadêmicos

Juciano Rodrigues
juciano@observatoriodasmetropoles.net