Artigos Científicos

Contrauso — Skatista de espaço público no Rio de Janeiro
31-01-2017

Desde os anos 1990, o skate tornou-se uma realidade presente na maioria das grandes cidades do Brasil. Neste artigo da Revista e-metropolis nº 27, Nelson Diniz e Luciano Hermes da Silva analisam a prática do skate de rua no contexto da ressignificação e subversão criativa das formas e dos equipamentos…

Sobre a relação entre indústria e urbanização
31-01-2017

No artigo “Sobre a relação indústria e urbanização”, destaque da Revista e-metropolis nº 27, Ricardo A. Paiva analisa a relação entre urbanização e industrialização fordista e flexível no contexto da produção e consumo do espaço. Para isso, o autor discute algumas teorias acerca do vínculo entre o processo de urbanização…

O fim das favelas? Planejamento e remoção de famílias em Belo Horizonte
25-01-2017

Ao contrário do observado em várias partes do mundo, Belo Horizonte apresentou decréscimo no número de favelas e de seus moradores, indicando intenso processo de remoção de famílias e desfavelização, levado a cabo pelo próprio Estado. Neste artigo da Revista Cadernos Metrópole, Clarice de Assis Libânio foca as políticas públicas…

Urbanização neoliberal no Rio de Janeiro e seus impactos na favela do Vidigal
25-01-2017

O INCT Observatório das Metrópoles vem mostrando que, nos últimos anos, ocorreu um processo de mercantilização da cidade do Rio de Janeiro, marcado pelos princípios da urbanização neoliberal no contexto dos preparativos para os grandes eventos esportivos. O Rio passou a ser a cidade empreendedora, da revolução dos transportes, da…

Inovação e compreensão pública da Ciência
17-01-2017

No contexto de uma economia baseada no conhecimento, organizações internacionais têm sistematizado muitos indicadores para avaliar capacidade inovadora, principalmente relacionada à ciência. No entanto, esses indicadores focam, principalmente, no lado da oferta de invenção e inovação, com atenção para atividades de pesquisa e desenvolvimento (I&D) e empresas inovadoras. Do outro…

Flexibilização da produção e do emprego nas metrópoles
16-01-2017

No final do século XX, como resposta à crise estrutural do capitalismo, diversas mudanças aconteceram no processo de produção do capital com fortes repercussões para o mundo do trabalho. De maneira contrária ao que acontecia no taylorismo-fordismo, ganha destaque não apenas o domínio dos conhecimentos técnicos, mas também a capacidade…